terça-feira, 13 de novembro de 2012

Seção workshop: Guitarra Rock Basica I

Partilhar
Ola pessoal, nesta primeira aula vamos tratar de assuntos basico, em relação e tecnica e harmonia na guitarra, estejam acompanhando as demais aulas para estarem por dentro do assunto, grande abraço a todos. Willian Matheus.

Técnicas

Palhetada Alternada: Ato de alternar o sentido da palheta tocando para baixo e para cima.

Palhetada Híbrida (Chicken Picking): Esta técnica mescla as notas executas pela palheta, assim como notas que são executadas pela própria mão sem palheta.

Sweep Picking: Também chamado apenas de sweep, é o ato onde se desliza a palheta,
mantendo uma mesma direção de deslize da palheta, pelas cordas, em sentido vertical.

Ligado: Como o nome já sugere, é o movimento que liga mais de uma nota, com apenas uma palhetada, existem dois tipos de ligado, Hammer-On, que seria o ligado no sentido “para a frente” e Pull-Off “voltando”.

Salto de Corda (String Skiping): Este movimento alterna o ataque das cordas, onde em alguns momentos não são escutadas todas as cordas, alternando e saltando cordas.

Slide: Movimento de arraste do dedo sobre a corda, o dedo é movimentado, sem levantá-lo da corda, arrastando o dedo sobre a corda em sentido horizontal, produzindo o efeito.

Vibrato: O vibrato é usado para maior sustentação e expressão da nota, o dedo vibra sobre a corda, produzindo o efeito.

Bend: Esta técnica de expressão também é usada assim como o vibrato, porém diferentemente do vibrato, o bend eleva a nota tocada, em um semitom ou mais, erguendo a corda, ou abaixando. Existes vários tipos de bend, como, por exemplo, o reverse, que é um bend invertido, geralmente é usado um dedo de apoio antes do dedo que ergue a corda, para maior precisão da técnica.

Bend Unissomo: É um bend com duas notas simultâneas, que representam a mesma nota.

Pedal Point: Nesta técnica, uma nota se repete continuamente, enquanto outras notas são alternadas, o pedal point pode ser usado com varias técnicas, como por exemplo, tapping e palhetada alternada etc.

Harmônicos: O harmônico é uma “sobra” da vibração da nota, por se dizer assim, ele pode ser executado, sem que haja necessariamente que pressionar a corda. Existem os harmônicos naturais e artificiais na guitarra, sendo que os harmônicos naturais, são obtidos com maior facilidade, colocando o dedo sobre a corda, porém sem pressioná-la, nas casas, 4, 5, 7, 12, e suas respectivas oitavas. O Harmônico artificial, seria aquele famoso “gritinho” que a guitarra faz, esta técnica é obtida pela mão da palheta numa espécie de ataque da palheta. Algumas outras maneiras de se obter o harmônico, é com um tapping, na oitava respectiva a nota, na mesma corda,  e também utilizando a mão direita, depois das casas na escala do braço da guitarra, somente colocando a mão em algum ponto, enquanto a mão esquerda executa uma nota.
Dedilhado: Neste caso as notas são executadas sem o uso de palheta, alternando entres os dedos indicador, médio, anelar, mínimo, e polegar da mão direita (esquerda para os canhotos).

Two hands/ Tapping: É a técnica onde as duas mãos executam notas sobre o braço da guitarra, utilizando dos ligados ou não. Há quem separe as duas técnicas, pela execução de ligados, ou somente notas martelas, sem ligados, porém isso é algo relativo.

Patterns (Padrões Rítimicos): Não seria necessariamente uma técnica, mas sim divisões de tempo, que são utilizadas, para maior variação, e melhor divisão do fraseado. Os padrões são baseados em figuras de tempo da partitura, como por exemplo, colcheia, tercina (3 colcheias), semi-colcheia, sextina (6 semi-colcheias) , etc.

Baixo Pedal: É algo parecido ao pedal point, porém a nota que é repetida continuamente é a nota mais grave, ou seja, o baixo do acorde.

Pica-Pau: Técnica muito utilizada em soul music, e funk por exemplo, a mão direita fere a corda de maneira aleatória, produzindo um efeito suigando e percussivo com a própria palheta.

Nota Fantasma (Ghost Note): Esta nota não possui som melódico, por isso é chamada de nota fantasma, seria uma nota abafada, usada de maneira percussiva, e também em outros fins sonoros.

Trill (Trinado): É um tipo de ligado onde duas notas se repetem, entre o movimento hammer-on, pull-off.

Note Repeating: Repetição de uma mesma nota, em duas cordas diferentes, ou na mesma corda através do tapping.

Riff: Frase de harmonia/ base utilizada de maneira marcante na musica.

Lick: Frase de solo pré-definida e memorizada.

Groove: “Levada” utilizada na musica, como um ritmo executado na musica.

Convenção: Frase destacada na musica, onde os instrumentos compartilham, de uma mesma frase rítmica.

Escalas

Escala seria um grupo de notas que podem ser executadas na seqüência convencional da escala ou de maneira aleatória. A escala é monofônica, isso significa que as notas deverão ser executadas uma de cada vez, diferente de acordes, por exemplo.

Escalas Principais: Maior, Menor Natural, Menor Harmônica, Menor Melódica. Pentatonicas (menor, menor 6, escala de blues), e seus respectivos modos e inversões.

Arpejos

Um arpejo seria como um acorde, porém executado monofônicamente, uma nota por vez. Dentre os principais arpejos estariam os arpejos formados pelas tríades, primeira, terceira e quinta notas da escalas, distribuídas em uma ou mais oitavas. Porém existem outros tipos de arpejos, com primeira , terceira e sexta nota da escala, assim por diante.

Tríade Maior (Primeira, Terceira e Quinta Nota da Escala Maior)
Tríade Menor (Primeira, Terceira e Quinta Nota da Escala Menor)
Tríade Aumentada (Primeira, Terceira e Quinta Nota Sustenida da Escala Maior)
Tríade Diminuta (Primeira, Terceira e Quinta Nota Bemol da Escala Menor)

Tétrade Maior (Primeira, Terceira, Quinta e Sétima nota da Escala Maior)
Tétrade Maior 7 (Primeira, Terceira, Quinta e Sétima nota bemol da Escala Maior)
Tétrade Menor (Primeira, Terceira, Quinta e Sétima nota da Escala Menor)
Tétrade Menor 7M (Primeira, Terceira, Quinta e Sétima nota sustenida da Escala Menor)

Acordes

Os acordes são formados pelas mesmas notas que formam os arpejos, porém os acordes podem ser executados de maneira polifônica, onde varias notas são executadas simultaneamente. Exatamente por esta maneira polifônica, o acorde tem uma maneira de desenho/ shape, ou seja, posicionamento das mãos no braço da guitarra diferente dos arpejos.

Como são formados os acordes?

A escala principal e base para todas as outras escalas seria a escala maior, através da primeira, terceira e quinta nota da escala maior, é gerado o acorde maior / tríade maior. Para formação de outros acordes como por exemplo 9, é acrescentada a tríade a nota extra, neste caso a nona nota da escala. O mesmo critério se aplica para outros tipos de acordes como, por exemplo, 6, 4 etc. Porém com acordes com 7, a 7 nota acrescentada no acorde terá que ser bemol, enquanto no acorde 7M, a sétima nota séria a sétima normal da escala.

Willian Matheus: Vocalista, guitarrista, musico e professor, integrante da banda Deliver, e também de seu trabalho solo como cantor, que leva seu proprio nome.