quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Entrevista com Celso de Freyn (Ex Stauros)

Partilhar
Quando o assunto é vocalista de Metal cristão no Brasil, é praticamente impossível não se lembrar do nome de Celso de Freyn. Dono da potente, e particular voz dos cds "O Sentido da Vida" e "Marcas de um tempo" do Stauros, Celso vive uma nova fase, após volta ao Brasil, logo depois que deixou a banda Stauros, confira a entrevista.


Celso acompanho seu trabalho, desde 1997, quando conheci o lendario cd “O Sentido da Vida”, que você gravou com o Stauros. Após a saída do Stauros, eu soube que você esteve participando de algumas bandas na Italia, onde estava morando, conte-nos um pouco de como foi.

Cheguei em fevereiro de 2004 na Italia, comecei a trabalhar com a igreja quadrangular italiana, assumi o louvor, e fiquei trabalhando durante um ano com eles. Logo depois, no ano sequinte, o pessoal do Altripercorsi, me procurou para uma audição na banda, sinceramente não sei como me conheceram. Estive com a banda dois anos e meio, estavamos compondo pra gravar um cd, até que o baixista e guitarrista da banda, marcaram uma reunião, onde decidiram dar um tempo com a banda, pois precisavam focar mais em outros objetivos de familia, e acabou a banda que não voltou nunca mais, esse foi um caso da unica banda que não saí, a banda acabou sozinha (risos).Quando estávamos fazendo um dos ultimos ensaios, veio o tecladista do Seven Horizons me procurar no ensaio, porque eles tinham uma apresentação em Londres, uma audição, e iam apresentar 4 musicas, e estavam sem vocalista, isso aconteceu em fevereiro de 2009. Tocamos e depois começamos a nos preparar para gravar, me passaram materiais, demos, entre outras coisas, e comecei a estudar. Em fevereiro de 2010 entramos em estudio pra gravar o primeiro cd, foram 10 musica em ingles, e  uma em italiano. A banda ja sabia que eu não poderia continuar com eles, porque estaria de volta ao Brasil, por um problema de saude de minha filha, ja tinham ciencia que poderia gravar o cd, mas que talvez nao continuaria, mesmo com a esperança de que voltasse a Italia. Fizemos apresentação em Roma juntos, depois da gravação do cd, chegamos a fazer um video clipe nessa cidade. Fizemos uma turnê no Brasil começando em Salvador-BA, e finalizamos em Pato Branco-PR (apenas com o Giordano baterista e musicos convidados).

Atualmente você esta integrando a banda Maestah, como surgiu a banda?

Logo que cheguei no Brasil agora morando em Curitiba-PR, no primeiro ano não quis parar, e continuei tocando com nome solo, com a banda de apoio Praise Rock (nome usado para a banda solo de Will Matheus- Deliver na época), mas sempre na esperança de montar uma banda no Brasil. Passei um período lindando com a questão de saude da minha filha Sara, e nesse periodo não pude me dedicar muito a musica. Um dia recebi uma ligação do Bob (Rodrigo Godoy-Efrata/Will Matheus), falando da antiga banda Twiligth of Time, que estava sem vocalista,o Bob que era o vocalista, havia saido da banda. Depois de uma reunião, foi decidido, que iamos começar a trabalhar juntos, só que com novo nome, e novo projeto, uma nova historia, e não continuação do Twiligth. Então o Lucas guitarrista sugeriu o nome Maestah, que significa uma adaptção da palavra majestade em italiano. Decidimos criar um som mais pesado na linha de Symphony X, Pantera, entre outras, e eu procurei um vocal mais pesado, e assim surgiu a banda. Depois disso eu conheci o Leo tecladista, quando fiz o tributo ao Stryper, na Comunidade Golgota em Curitiba-PR, fiz a proposta pra ele, e ele aceitou, e somamos o teclado a banda.

Eu sei que você começou um projeto solo de um cd chamado “Apostasia”, este cd será lançado, ou é apenas um projeto?

O apostasia é um projeto que eu considero muito importante, foi dada uma pausa por varias questões, primeiro porque eu não tinha tempo, e depois comecei a dar uma atenção especial ao Maestah, mas agora estamos retomando o projeto de uma forma diferente, não vai ser mais algo solo, vai ser feito em pareceria, minha, Celso Alves de Minas Gerais da banda Allus, e Rodrigo Godoy da banda Efrata, vamos cantar em 3 vocalistas. O nome do cd sera Apostasia, mas com outro nome de projeto.

Podemos esperar por musicas do Stauros também alem de musicas do Masteah, ou solo, suas no show?

Acho que isso é inevitavel, no show que vamos estar elaborando, vai ter musicas do Stauros com certeza, Novo dia e Toda dor, e vai ter a Bullfighter, com autorização do Venancio, apesar de fazer parte do cd Adrifit, cd gravado pelo Cesar, só que em uma nova versão, talvez terá Marcas de um tempo, são as principais.

Vai rolar Viagem pro céu, ou Guerra final?

Viagem pro céu acredito que sim ...

Deixe uma mensagem final aos leitores.

Queria dizer que o objetivo principal da banda, assim como creio que da maioria das bandas sérias que tem no Brasil no metal cristão, nosso objetivo é realmente semear a palavra de Deus, e fazer isso sem hipocrisia, porque tem muitos que usam disso para projetar-se musicalmente. Eu pelo menos na minha idade não penso em outra coisa, até porque ja fiz minha historia e o que quero agora é lançar minha semente. Haverá  um cd cheio, com mensagem e unção, assim como foi o Sentido da vida, que atingiu milhares de pessoas. Minha mensagem é, ao montar uma banda, foque primeiro em ganhar vidas, o resto é segundo plano. Provavelmente em junho ou julho, lançaremos o cd,  "The pilgrim" da Maestah, já estamos começando as gravações. Deus abençõe a todos.

(Por Will Matheus)